top of page
bialthoff_RGB-13.png
  • Writer's pictureBeatriz Althoff

Criando um site no Wix: devo contratar um designer ou fazer sozinho?


Você está precisando fazer um site. Fala com amigos, pesquisa no Google. Descobre que existe uma plataforma chamada Wix que é econômica, fácil de usar e, resolve se aventurar a criar o seu próprio site. Incrível, não?


âme Studio | Construção de site
âme Studio | Construção de site

A autonomia que o empreendedor possui hoje para fazer acontecer o seu negócio é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores coisas que a tecnologia nos presenteou. Antigamente, – e ainda hoje, para certos tipos de negócio – era preciso contratar um profissional super especializado, sem tempo na agenda, muitas vezes sem saber se relacionar muito bem, que cobrava um valor altíssimo, – alto tendo em vista a realidade de grande parte dos negócios no Brasil – e entregaria o seu site dali 90 dias, quando não perderia o prazo. Complicado né? Mas hoje você pode ter seu site pronto no tempo que desejar, caso faça sozinho.


Lógico que toda essa “facilidade” não viria sem que as pessoas não tivessem que fazer a lição de casa.

Não é fácil gerenciar sozinho as redes sociais, manter um site atualizado, fazer sua marca ser vista e reconhecida, e além disso tudo, tratar com fornecedor, mandar orçamento, cuidar do financeiro, atender cliente!! Pois é, além de tudo isso, tem que atender cliente, né? Rsrs


Pra poder dar conta de tudo isso, é necessário ajuda de profissionais. Acredite! É um dinheiro bem investido. Pesquise, faça uma boa escolha e acredite no profissional que você está contratando! Com certeza isso lhe renderá economia de tempo perdido fazendo uma coisa que não é a sua especialidade. E assim você poderá investir mais tempo no que você SABE FAZER: vender seu serviço ou produto. O CORE BUSINESS do seu negócio.


Ok, retornamos ao ponto onde você estava querendo fazer seu próprio site, certo?


Vamos partir do princípio que você já pesquisou as plataformas existentes e está disposto a apostar no Wix, visto que é a mais adequada e econômica do mercado para o seu tipo de negócio.


Você faz seu cadastro, escolhe um template ou usa o super método de inteligência artificial desenvolvido pelo Wix que após responder algumas perguntas, monta para você um site específico para o seu negócio, e se depara com um mundo maravilhoso: o painel de controle interno de um website. Céus, como utilizar isso?


A grande maioria das pessoas nunca viu um painel de configuração de site e não faz a menor ideia de como funciona.

Por mais intuitivo que ele seja, e por mais que o próprio Wix promova o seu negócio dizendo que qualquer pessoa pode fazer o seu próprio site de maneira prática e independente, na prática não é bem assim.


Quando montei meu primeiro site – não vendia esse serviço ainda, fiz para a empresa que eu gerenciava – lá em 2014, o Wix ainda possuía o painel antigo, e foi um pouquinho difícil de entender e fazer um site dinâmico. Depois disso, muita coisa mudou, muito se falou sobre a plataforma, suas possibilidades e limitações, e muuuuuuito evoluiu.


Depois disso, meados de 2018, duas amigas minhas tentaram fazer seus próprios sites e, em conversas despretensiosas comigo, em momentos diferentes, eu falei “está bem, me convida como colaboradora do site que eu tento dar um jeito”. E desde então não parei mais e graças a essas experiências eu passei a ofertar esse serviço no meu portfólio. Os sites continuam no ar, elas estão arrasando em seus negócios e você pode conhecer aqui e aqui. (ah, eu também fiz toda a identidade visual e materiais dessas lindas)


Você pode conseguir. Se você tem tempo e paciência pra entender tudinho, eu te encorajo a tentar. Mas eu garanto que os detalhes internos que o site possui, as configurações de SEO, os títulos de página, descrições, interlocuções com servidores, não são assim tão simples.


E a qualidade, a estética, a mensagem correta a ser passada... Hmmmm... Quem garante?

E mais, quem hoje em dia tem tempo de sobra pra dedicar em algo que não seja de fato o CORE BUSINESS do seu negócio? Tempo é dinheiro.


Muitas pessoas não conseguem criar uma apresentação de PowerPoint bem alinhada e cativante ao púbico. Quem dirá um site?

Por isso, eu garanto: é um investimento que deve ser feito. E eu garanto pra você que não é o mundo de dinheiro que você imagina. Existem profissionais de todos os patamares, assim como preços que variam. Mas o que você tem que perceber é o valor que esse profissional lhe entrega.


Se você gostaria que o seu público lhe valorizasse pelo seu diferencial e o valor único que você entrega no seu negócio, de repente não seria má ideia confiar a um profissional experiente a construção do seu site: o ponto de partida pro seu negócio. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.


Se você ainda não se convenceu da importância de ter um site leia este artigo: xxx

bottom of page