top of page
bialthoff_RGB-13.png
  • Writer's pictureBeatriz Althoff

As atividades do seu negócio dependem de uma identidade visual bem alinhada

Você já deve ter visto aqui neste post sobre a importância de ter uma identidade visual bem definida, independentemente do tamanho do seu negócio: individual, pequeno, médio... Já viu também, como o consumidor ou cliente reage frente a um negócio com uma boa imagem.


Resolvi listar aqui os pontos de contato que DEPENDEM de uma identidade visual bem estabelecida para o seu negócio prosseguir com sucesso e coerência:


Documentos internos – proposta, contrato, documentos de RH, Nota Fiscal, Recibos, etc

Apresentação institucional – você não vai querer mandar uma apresentar PowerPoint com um template pronto para tentar conquistar um cliente, vai?


Catálogos – se for um restaurante precisa de um menu, se for uma representação de itens de higiene, precisa de um livreto com os produtos ou um flyer promocional, se for um consultor de negócios, precisa de um portfólio de serviços


Website – preciso comentar?


Mídias sociais – você vai querer postar fotos prontas do Google com frases de bom dia ou motivacionais que não conversam entre si no seu perfil profissional?


Materiais de vendas – aqui entraria apresentação institucional e catálogos já comentados, mas eu repito: os clientes estão cada vez mais exigentes, e a sua apresentação deve ser impecável, pois ela pode ser o diferencial na contratação – ou não – do seu serviço/produto.


Produtos – embalagem, sacolas, cartões de fidelidade, brindes...


Espaço físico – você com certeza sonhou com um escritório, uma loja, um espaço para chamar de seu e passar a mensagem exatamente como você gostaria que fosse passada. Um belo letreiro em uma parede pintada na cor que tenha relação com a identidade criada, móveis que conversem entre si...


Ai ai, que sonho não é mesmo? E essa lista não pára por aqui não...


Nada deve ser deixado “ao acaso”, ao improviso. Começando no improviso, aos poucos o negócio também vai sendo deixado “ao acaso” pela clientela, pelos colaboradores e até mesmo pelo empreendedor que não se sente apaixonado e motivado.


Óbvio que o sucesso de um negócio não depende única e exclusivamente da imagem dele. É necessário fazer um ótimo trabalho e belas entregas. Mas a imagem é a porta de entrada.


Embalagem brownie
Qual você compraria?

O exemplo do brownie é ótimo.


Você acha que um brownie delicioso sendo vendido numa caixa de plástico sem nenhuma identificação vai conquistar mais ou menos que o mesmo brownie delicioso disposto em uma bela embalagem, fechado com um adesivo próprio da marca?


Podemos listar outros exemplos:


Uma proposta de orçamento enviada por e-mail em Word sem identificação, e sem assinatura de e-mail, passa mais ou menos credibilidade que um PDF com um papel timbrado, com um corpo de e-mail bem escrito e uma assinatura com seu logo?


Você acha que vai vender mais quem envia um áudio no WhatsApp relatando um pouco do que faz para tentar conquistar o cliente ou quem manda um PDF explicativo e bem feito alinhado a um processo de venda bacana, mesmo via WhatsApp?


Não vamos nem falar de website e mídias sociais que é praticamente OBRIGATÓRIO qualquer negócio ter pelo menos um ponto de contato online.


Cada aspecto deve ser objeto de estudo de estudo e aprofundamento no que diz respeito ao mercado, aos competidores, ao estilo da empresa e não esquecendo, ao tamanho e orçamento que o negócio possui.

Mas falando nisso, mesmo com orçamento mais enxuto é possível e NECESSÁRIO ter a identidade visual presente em todos os pontos que sua empresa marca presença. Não perca tempo, não se questione se é ou não é importante... Escolha um bom profissional e acredite que isso vai mudar tudo na história do seu negócio!

bottom of page