top of page
bialthoff_RGB-13.png
  • Writer's pictureBeatriz Althoff

Por que você – ou a sua empresa – deve ter uma identidade visual para chamar de sua?

Recorrentemente sou contatada por possíveis clientes que desejam criar um site ou uma apresentação institucional. Ou até mesmo para “melhorar” aquela apresentação já existente, mas que não está sendo muito efetiva em criar novos negócios.


Já nos primeiros contatos eu percebo a razão da insatisfação desse cliente, a possível causa da sua dificuldade em se apresentar como negócio: ele não possui uma identidade visual bem pensada e alinhada com o negócio.


Em uma empresa, seja ela individual, um pequeno comércio ou uma indústria, cada decisão deve ser estratégica, ou seja, pensada para ter coerência com os outros fatores envolvidos. E a imagem da empresa é um desses fatores.


Não se começa a construir uma casa pelo teto.

Essa analogia quer dizer o seguinte: não será possível comunicar ao mundo a sua identidade, sem antes ter criado um sistema integrado e coordenado que faça sentido e que dê força à marca, tanto no que diz respeito ao externo (clientes) como ao interno (colaboradores).



Mas então o que é Identidade Visual?


É uma coisa muito simples, mas ao mesmo tempo muito complexa: é a capacidade de se reconhecer e de ser reconhecido. É o conjunto de elementos gráficos que identificam uma atividade ou uma marca e que pode ser utilizado em diversos meios: digital, físico, documentos, tudo o que possa ter referência a empresa. A identidade visual é o ponto de partida para uma ótima estratégia de branding.



Tendo em vista a quantidade de imagens e conteúdos aos quais somos expostos diariamente, estamos cada vez mais distraídos, lemos cada vez menos e apressados, o que faz reforçar a importância de ter uma identidade visual que identifique – e diferencie - de modo eficaz e imediato.



Por que é tão importante?


Exatamente, por isso.


A identidade visual é responsável por expressar a essência do negócio e possuir uma não é mais um aspecto particular e reservado às grandes empresas. Não é mais um aspecto secundário ao qual se pode “deixar para depois”.


Muito pelo contrário. São os próprios micro, pequenos e médio empreendedores que devem se preocupar da própria imagem, difundi-la e defendê-la de todas as maneiras que ela possa ser vista. É necessário diferenciar-se dos concorrentes através de poucos elementos inconfundíveis: logo, cores, fonte, as formas etc.


E utilizar cores e símbolos de forma aleatória é quase pior do que ser completamente anônimo.

No mundo dos negócios, assim como nas interações humanas, escolhemos aquilo que nos conquista, que passa uma boa impressão de primeira, e muitas vezes, aquilo que se vê de primeira num negócio é a sua imagem. Mesmo que ela venha junto com o produto, por exemplo: um brownie delicioso sendo vendido numa caixa de plástico sem nenhuma identificação vai conquistar mais ou menos que o mesmo brownie delicioso disposto em uma bela embalagem, fechado com um adesivo próprio da marca?


Entenda: não basta mais entregar um produto ou serviço. Isso os concorrentes também fazem.

Como no exemplo no brownie, é necessário garantir que o seu produto será escolhido em detrimento da sua concorrência. E um bom caminho para encantar esse cliente, é com a identidade visual. Deixar o cliente apaixonado!!! Pela sua apresentação, suas embalagens, suas cores, seu cartão de visitas. Através disso tudo ele vai sentir os valores e se identificar com o conceito da sua empresa.


Veja o resumo de alguns benefícios de uma identidade visual forte:


  • O negócio transmite mais profissionalismo e confiança;

  • O empreendedor se motiva e se torna mais otimista em relação ao futuro do negócio;

  • Colaboradores reforçam seu senso de pertencimento à marca;

  • Clientes gravam a marca com mais facilidade e associam os elementos que compõem a identidade visual aos conceitos que ela pretende expressar;

  • Facilita os processos de comunicação com todos os públicos da empresa, direcionando as ações e os planejamentos de marketing;

  • Potenciais parceiros despertam o interesse pela marca, quando se identificam com os valores transmitidos;

  • As vendas aumentam em decorrência de todos os fatores positivos que vêm com os benefícios que já mencionamos.


Investir em identidade visual e branding é ponto crucial e indispensável para o sucesso de uma empresa. Os benefícios são muitos e são motivos suficientes para que todo empreendedor cuide disso de preferência antes de iniciar suas atividades ou durante as fases de revisão de planejamento estratégico e reposicionamento no mercado.


Você quer saber como as atividades do seu negócio dependem de uma identidade visual bem alinhada e como ela pode ser aplicada?

Veja aqui esse outro post que eu preparei pra você.

bottom of page